segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ecossistema de garrafa PET

Materiais a serem utilizados:
ü  Garrafa PET com tampo;
ü  Carvão vegetal  ( em pó);
ü  Água;
ü  Tesoura;
ü  Cascalho ou Pedras pequenas;
ü  Pequenas mudas de plantas;
ü  Areia;
ü  Terra;
ü  Fita adesiva.
Como Fazer:
·         Lavar bem a garrafa PET e recortar a parte de cima;
·         Colocar uma camada de cascalho no fundo da garrafa ( ou pedras bem pequenas);
·         Depois, colocar uma camada de areia e, por cima desta, uma pequena camada de carvão. Por último a terra vegetal;
·         Umedecer bem a terra e plantar a muda de uma planta;
·         Fechar a garrafa com fita adesiva e colocar em um local bem iluminado.
·         Não esquecer de tampá-la.

A vida em Marte

Marte é um dos planetas que possue caracteristicas mais semelhantes as do Planeta Terra, por isso, dentre os planetas do sistema solar ele é o que oferece mais oportunidades para abrigar vida fora da Terra.  em 2005 foi um marco nas descobertas de Marte, isso porque foi encontrada água em sua superfície. isso nos leva ao questionamento. Será que daqui a muitos anos haverá vida em Marte?


Eclipse: Lunar x Solar

O eclipse Lunar ocorre quando Sol, Lua e Terra estão alinhados, sendo que a Terra deve estar entre a Lua e e o Sol. Dessa forma, a Terra projeta sua sombra sobre a lua.




Já o eclipse Solar a Lua deve ficar entre a Terra e o Sol, por apoximadamente 8 minutos, a lua encobre o sol, causando assim o eclipse solar.

O que é o Sol da meia noite?

Sol da meia-noite é o nome dado a um fenômeno natural que só ocorre no verão em regiões localizadas além dos círculos polares, tanto no Hemisfério Sul como no Norte. Ele é causado pela inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano orbital, o mesmo motivo que define as estações do ano. Depois de um longo e escuro inverno, a partir do fim da primavera e o começo do verão, os dias passam a ter mais horas de Sol. Até que chega o solstício (o primeiro dia do verão), em que não há nascer nem pôr do Sol no horizonte. Desse modo, ele se torna visível no céu durante as 24 horas do dia. Por isso, diz-se sol da meia-noite.




fonte: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT673035-1716-1,00.html

As cores das estrelas

Aristóteles x Galileu Galilei

Observando o céu, Aristóteles percebeu que as estrelas mudavam de lugar e concluiu que a terra era o centro do universo. Essa forma organização dos corpos celestes é chamada de modelo geocentrico, esse modelo indica que a Terra seria o centro do sistema solar.




Já Galileu considera o Sol como como centro do nosso sistema solar, surgiu assim um novo modelo de apresentação do Sol e planetas, chamado modelo Heliocêntrico; Nesse modelo, o Sol é o centro e os outros planetas giram ao seu redor.

Galileu: um dos maiores astrônomos da história

Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.
Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Galileu, onde a Terra era vista como o centro do Universo. 
Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos. 
Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade. 
Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.

Aristóteles

Aristóteles (384-322 a.C) foi um filósofo grego nascido na cidade de Estagira, na Calcídica, Macedônia, distante 320 quilômetros de Atenas. Essa cidade foi por muito tempo colonizada pelos jônicos, e em virtude disto ali se falava um dialeto jônico. O nome do pai de Aristóteles era Nicômaco, um médico. Aristóteles foi criado junto com um grupo de médicos, amigos de seu pai. Nicômaco chegou a servir a corte macedônica, a serviço do rei Amintas, pai de Felipe, futuro rei. Na sua juventude teria jogado fora seu patrimônio e aos dezoito anos foi para Atenas, a fim de aperfeiçoar sua espiritualidade, e lá ingressou na Academia, onde se tornou discípulo de Platão, o que marcaria profundamente sua biografia.
Na Academia, Aristóteles amadureceu e consolidou sua vocação para filósofo. Teria freqüentado-a por cerca de vinte anos, aproveitando em muito o convívio com o mestre. Foi um discípulo brilhante inicialmente,   e professor de retórica depois. Não se sabe ao certo seu papel na Academia, mas deve ter se ocupado dos diversos assuntos que a Academia investigava e tratava com toda a sociedade ateniense e com ilustres personagens da cultura grega da época, como por exemplo, o eminente cientista Eudóxio. Durante este período na Academia, o jovem Aristóteles chegou a defender os princípios platônicos em alguns escritos. Mas sua inteligência e disciplina extraordinária o faziam discordar em muitos pontos da doutrina do mestre.  Na obra Parmênides, de Platão, aparece a figura do jovem Aristóteles. Esse diálogo foi feito para responder a algumas críticas que a Teoria da Idéias vinha sofrendo. De fato, Aristóteles foi um dos primeiros e o maior crítico da teoria platônica das Idéias, com demonstra em muitas obras, principalmente na Metafísica.
    Aristóteles organizou uma biblioteca. De fato, era um homem que passava grande parte do tempo estudando, e Platão chegou a critica-lo por estar sempre em companhia dos livros, enquanto Aristóteles critica Platão por mitificar a realidade. Sua obra aborda vários ramos do saber: política, zoologia, botânica, física, metafísica, filosofia e outros.  Depois da morte de Platão, Aristóteles dirigiu-se à Ásia Menor. Junto com o colega de Academia Xenócrates,   estabeleceu-se em Assos, onde permaneceu por três anos. Depois foi para Mitilene, na ilha de Lesbos. É provável  que em Mitilene tenha feito grandes pesquisas sobre ciências naturais, em conjunto com aquele que depois viria a sucedê-lo, Teofrasto. Em 343/342 Aristóteles é chamado por Felipe, o Macedônio (aquele mesmo que era filho do rei Amintas que tinha como médico Nicômaco, pai de Aristóteles) para ser  preceptor do jovem  Alexandre, o Grande. É provável que Aristóteles tenha conhecido Felipe quando criança, na corte macedônica. Começou a ensinar Alexandre quando este tinha treze anos, e era um irrequieto jovem. Aos quinze anos este abandonou a filosofia e começou sua ascensão. Existes duas datas prováveis para a saída de Aristóteles da Macedônia e de seu cargo de preceptor: 336 a.C ou 340 a.C.
    Aristóteles voltou a Atenas em 334 a.C. e seus últimos doze anos a os mais fecundos literariamente. Fundou sua própria escola, o Liceu quando tinha cerca de cinqüenta e um anos de idade. Para começar com essa escola que seria a rival da  já meio decadente Academia, Aristóteles alugou alguns edifícios próximos ao templo em honra a Apolo Lício. Por causa disso, a escola de Aristóteles ficou sendo conhecida como Liceu. Os estudantes receberam o nome de Peripatéticos, pois aprendiam passeando com o seu mestre nos jardins do Liceu. A pesquisa realizada por Aristóteles e seus discípulos foi um projeto monumental. Conta-se que Alexandre, já homem feito e com o trono imperial assumido, teria dado indicações aos seus súditos para ajudar Aristóteles a colher material botânico em um enorme espaço geográfico. Devido a essa ligação com o Império Macedônico, Aristóteles sofreu com a reação que houve em Atenas depois da morte de Alexandre, sob a alegação de ter sido o mestre daquele que conquistara a Grécia. Para fugir dos inimigos, foi para Calcídia, onde sua mãe tinha alguns bens. Morreu em 322 a. C, poucos meses depois de ter se exilado.
     Aristóteles escreveu cerca de cento e vinte obras, das quais quarenta chegaram até hoje. Seus livros fundamentais são: Retórica, Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo, Orgânon, Primeiros Analíticos, Segundos Analíticos, Física, Metafísica, Sobre o Céu, Crescimento e Decadência, Sobre a Alma, As partes dos animais, Política, entre outros. Essas obras pertencem ao conjunto do chamado corpo esotérico das obras de Aristóteles. É sabido que a obra de Aristóteles é dividida em dois grandes grupos: os escritos exotéricos e os escritos esotéricos. Os escritos exotéricos seriam aqueles de fácil leitura, dirigidos ao grande público. Desse grupo restaram apenas alguns fragmentos e títulos, como por exemplo O Grilo ou da Retórica, aonde Platão defendia a posição platônica contra Isócrates. Infelizmente, os escritos esotéricos estão quase que totalmente perdidos. Por outro lado, muitos dos escritos esotéricos chegaram até os dias de hoje. Esses escritos eram feitos para os iniciados do Liceu, alunos e mestres, muitos ministrados em aulas, sendo patrimônio exclusivo do Liceu.
     O estilo do estagirita é predominantemente científico. Muitos livros seus se perderam, especialmente na época da Renascença, por causa do Index (índice de livros proibidos) da Igreja católica. Realizou importante trabalho de revisão, elaboração da história dos pré-socráticos. A Grande Obra Aristotélica não teria chegado até os dias de hoje se não fosse as edições árabes, a organização de alguns aristotélicos, como Avicena e Averróis, e o imenso trabalho de filósofos e padres, que copiavam e traduziam os fragmentos à mão.  O organizador da Biblioteca de Alexandria. Andronico de Rodes-  que também foi o décimo sucessor de Aristóteles no Liceu- conseguiu organizar uma edição das obras de Aristóteles, em meados do século I.  A palavra metafísica, que tem várias acepções em diversos autores, teve o sentido primeiro batizado por Andronico. De fato, ao organizar sua coleção da obra aristotélica, Andronico chamou de ta meta ta physica (depois da física) o conjunto de livros que era colocado na estante depois da obra intitulada Física. Essa obra, chamada então de Metafísica, versava sobre a causa primeira, o Motor Imóvel do mundo. Assim, o sentido dado à palavra metafísica por Andronico se transformou para algo como "além da física", ou seja, o supra-sensível, que não se apresenta aos sentidos. Mas a palavra una Metaphysica não se encontra antes da Idade Média, particularmente em Averróis, segundo Eucken.
   Aristóteles, para  Diógenes Laércio, foi o mais genuíno discípulo de Platão. Essa colocação parece ir contra a opinião corrente, visto que Aristóteles contraria em muito a doutrina platônica, em especial a Teoria das Idéias.  Ele reconhece no mestre uma alma indisciplinada e irregular, que passava mais tempo em contemplação, buscando encontrar a verdade das idéias, do que em contato com a realidade simples, que mitificava. Aristóteles achava que a Idéia não constituía realidade separada. A realidade para ele é de indivíduos concretos, e só neles existe a idéia, a quem chama de forma. Argumenta que é a razão que controla nossos atos e nela há o raciocínio a partir dos dados dos sentidos. A forma seria aquilo que a matéria faz. O mundo é dividido entre orgânico e inorgânico, sendo o orgânico o que encerra em si uma capacidade de transformação, como veremos mais adiante. Mas essa interpretação de que Aristóteles se desvia completamente do mestre é equivocada, como observa Giovanni Reale, pois um discípulo genuíno não apenas repete o mestre, conservando intocável sua teoria, mas sim quem busca saídas novas para as aporias quer não foram resolvidas, busca superar e atentar para os pontos em que pode ter havido erro. De fato, em uma obra madura, Ética a Nicômaco, temos um exemplo do impasse que se dava na alma do Estagirita, entre defender suas próprias idéias e respeitar a amizade a Platão e aos platônicos. Diz Aristóteles em I, 6, 15:
    "Seria melhor, talvez, considerar o bem universal e discutir a fundo o que se entende por isso, embora tal investigação nos seja dificultada pela amizade que nos une àqueles que introduziram as Idéias. No entanto, os mais ajuizados dirão que é preferível e que é mesmo nosso dever destruir o que mais de perto nos toca a fim de salvaguardar a verdade, especialmente por sermos filósofos ou amantes da sabedoria; porque embora ambos nos sejam caros, a piedade exige que honremos a verdade acima de nossos amigos".
    Ele prossegue observando não ser possível uma Idéia comum por cima de todos os bens, como queria Platão, porque bem é usado tanto na categoria de substância quanto na de qualidade e  relação. E nas Idéias eternas não há prioridade e posterioridade. Por causa disso, Platão não estabeleceu uma Idéia que abrange todos os números. A palavra bem é predicada na categoria de substância, quantidade, qualidade, relação, espaço. Então bem não pode ser único e igualmente presente.    Embora haja desavença em questões como essa, de ser possível ou não um "bem em si", há concordância em muitos outros pontos. Nessa mesma obra Aristóteles concorda com a opinião platônica que punha a essência do homem na alma.  Assim como o carpinteiro, o olho o pé e outras coisas têm uma função própria, o homem precisa ter uma função que lhe seja peculiar. A função do homem, observa o Estagirita, não pode ser a vida -pois essa é comum até às plantas-, nem a percepção – pois essa é comum aos animais-, mas sim a atividade do elemento racional. A função do homem é, pois, uma atividade da alma que "segue ou implica um princípio racional". Daí o fato de ele fazer a famosa afirmação: "o homem é um animal racional".
    Outro ponto em que Aristóteles concorda com o mestre é em sua crítica aos sofistas. Contrariou  a opinião arbitrária destes sofistas, e o seu estilo literário é predominantemente científico.
    Aristóteles criou a lógica, com o seu silogismo.  O silogismo de Aristóteles pode ser definido assim: é um trio de termos, no qual o último, que é a conclusão, contém uma verdade que se chega através das outras duas. A é B, C é A, portanto C é B. O exemplo clássico de silogismo pode ser dado pelo trio de frases a seguir:
    A. Todos os homens são mortais
    B. Sócrates é homem.
    C. Logo, Sócrates é mortal.
    A lógica não faz parte do esquema que Aristóteles dividiu e sistematizou as ciências. A lógica considera a forma que deve ter qualquer tipo de discurso que pretenda demonstrar algo, e em geral queira ser probatório. A lógica pretende mostrar como o pensamento procede quando pensa, qual é a estrutura do raciocínio, como são feitas demonstrações. A lógica é  preliminar às ciências, necessária para o modo como estas são desenvolvidas. Mas não tem em vista a produção de algo, nem a ação moral e não tem um conteúdo determinado, nem teorético. Ela é mais um instrumento necessário à produção mental que origina as ciências. A parte da obra de Aristóteles que trata da lógica, é, principalmente, os Analíticos. Vale observar que o termo lógica não foi usado por Aristóteles do modo como hoje o entendemos, mas é de formação tardia, da época de Cícero.
    A verdadeira demonstração é feita pelo silogismo, como escreve Aristóteles nos Segundos Analíticos:
    "Chamo demonstração o silogismo científico, chamo científico aquele silogismo com base no qual, pelo fato de possuí-lo, temos ciência".
    Contrapondo-se ao silogismo científico temos o silogismo dialético, que parte de premissas baseadas na opinião. O resultado desses silogismos é apenas provável.
    As categorias oferecem os sentidos do ser.  Os significados de ser são os quatro seguintes:
    a) ser segundo as diferentes figuras de categorias;
    b) ser segundo o ato e a potência;
    c) ser como verdadeiro e falso
    d) ser como acidente ou ser fortuito.
    Por outro lado, temos a tábua das categorias:
    1) Substância ou essência
    2) Qualidade
    3) Quantidade
    4) Relação
    5) Ação ou agir
    6) Paixão ou padecer
    7) Onde ou lugar
    8) Quando ou tempo
    9) Ter
    10) Jazer

    Podemos dizer que a ciência ocidental efetivamente começou com Aristóteles. Na sua astronomia, por exemplo, o mundo é cíclico, e ele convenceu-se de que a infinita variedade da vida podia ser disposta numa série contínua, no qual um elo é indistinguível do segundo. Assim existe a escada da natureza, que evolui dos organismos mais simples para os mais elevados.
    Aristóteles acha que o homem usou as mãos para a manipulação porque se tornou inteligente, e não o contrário. Sua fisiologia é precária, pois acredita em coisas como: o cérebro é um órgão para resfriar sangue, o corpo do homem é mais completo que o da mulher. Aliás, sua visão da mulher não era das melhores. Na reprodução, a mulher é passiva e recebe, enquanto o homem é ativo e semeia. Dessa forma as características seriam predominantemente do pai. Apesar disso a visão de Aristóteles a respeito das mulheres envolve vários aspectos positivos.
    A biologia evoluiu muito com as conclusões que Aristóteles chegou observando a natureza. O macaco é o intermediário entre o homem e o quadrúpede, quanto mais altamente desenvolvida for uma espécie, menor será sua prole. Criou a embriologia. Em sua metafísica, que evoluiu da biologia, tudo é movido por uma força para se tornar algo maior, para evoluir. Esta força é o Motor Primeiro, imóvel. Tudo no mundo se move para preencher uma necessidade, entre as várias causas que determinam um acontecimento, a final é a mais importante. Por exemplo, a causa final da chuva não é física, chove porque os seres vivos precisam de água. A divina providência coincide com a ação de causas naturais.
    Aristóteles diz que a matéria é potência, ou seja, tem a capacidade de assumir ou receber a forma. O bronze é a potência para a estátua de bronze, ou a estátua de bronze existe em potência no bronze. A matéria é potência para uma cadeira de madeira e mais diversos objetos de madeira, e assim por diante. Todas as coisas materiais têm potência. Os seres imateriais são puro Ato. O  ato, ou enteléquia é a realização, perfeição atuante a atuada. A alma é a enteléquia do corpo. As substâncias sensíveis e Deus são enteléquia.
    A metafísica aristotélica (que ele chamava de filosofia primeira) tem as seguintes funções: investigar as causas e princípios primeiros ou supremos, investigar o ser enquanto ser, investigar a substância, investigar Deus e o supra sensível. Quem investiga as causas primeiras, costuma chegar num impasse que só pode ser entendido pela existência de um Ser Divino, supra-sensível, que não é causado por nada, que é a causa de si mesmo. Para Aristóteles existe um Deus, não humano. Era contrário, portanto, ao antropomorfismo. O Deus seria responsável pelos primeiros movimentos, a sua fonte. Ele é pura energia, incorpórea, indivisível, sem sexo, sem alteração, eterno e perfeito. É autoconsciente, então não faz coisa alguma, sua única ocupação e contemplar a essência das coisas, pois ele próprio é essência. Ou seja, ele pensa e contempla a si mesmo. Ele não pensa os mortais, pois o conhecimento das vicissitudes mortais, seria, (se existisse) aos olhos de Aristóteles uma limitação de Deus.  Esse Deus pensa o mais divino e o mais digno de honra. A existência da metafísica é justificada pela admiração que o homem sente diante das coisas, ela nasce de um amor puro ao saber, da necessidade humana de perguntar por um porquê último. Esta afirmação está no início da Metafísica de Aristóteles. Para Aristóteles, a metafísica é a ciência mais elevada, porque não tem finalidades práticas e não está ligada a nenhum bem material. A própria filosofia é uma atividade que depende do ócio intelectual para poder existir.
    A metafísica busca as causas primeiras. Aristóteles definiu as causas como quatro:
    1) causa formal – tanto essa como a segunda são a constituição das coisas. A forma ou essência das coisas. A alma para os animais, as  relações formais determinadas para diferentes figuras geométricas.
    2) causa material – A matéria de que é feita uma coisa. Nos animais, por exemplo, seria a carne e os ossos. Numa taça de ouro, o ouro, etc.
    3) causa eficiente – ou motora. As coisas foram geradas a partir de uma causa, a eficiente. Dela provém a mudança e o movimento das coisas. Os pais são a causa eficiente dos filhos, por exemplo.  Esta causa seria a que veio sobreviver na Filosofia Moderna, graças, sobretudo, a Descartes.
    4) causa final – para onde tende o devir do homem. O que é perfeito (Deus) não muda, pois não necessita de mais nada para ser completo. As coisas mudam com aspiração à perfeição.
    Na definição aristotélica, a alma é todo princípio vital de qualquer organismo. No homem é também a força da Razão. É imortal, puro pensamento, inviolado pela realidade. É independente da memória. A alma é, portanto, enteléquia primeira de um corpo natural e orgânico. A alma intelectiva, diz Aristóteles, parece  parece ser uma espécie diferente de alma. Para melhor definir a alma, ele a dividiu em três tipos:   alma vegetativa, alma sensitiva e a alma racional. A alma racional seria exclusiva do homem, a sensitiva, pertenceria também aos animais, e a vegetativa, comum a todos os seres vivos.
    A criação nasce do impulso criativo e da ânsia pela expressão emocional. A arte imita a vida. O prazer intelectual é o bem maior que podemos alcançar.
    Em sua Ética, Aristóteles pergunta: como o homem deve viver, do que precisa para uma boa vida? Qual é o seu bem supremo? A resposta é: a felicidade (eudaimonia). Ele cita três formas em que se crê no alcance da felicidade:   uma vida de prazeres ou gozos, uma vida com honra, ou política, e uma vida como filósofo. Aristóteles descarta a honra como felicidade, pois esta não é uma coisa interior, mas sim uma coisa que é conferida à pessoa por terceiros.  Toda ação tende para um fim. Temos virtude porque agimos corretamente. Nada deve ser em falta ou em excesso, tudo no meio termo, ou moderadamente. A amizade é um auxílio à felicidade, que só encontramos pura em nós e do conhecimento da nossa alma. Aristóteles fala do homem ideal, que não se preocupa em demasiado, mas dá a vida nas grandes crises. Não tem maldade, não gosta de falar, enfim é pouco vaidoso. Na Ética a Nicômaco, Aristóteles fornece a seguinte relação de vicio e de virtude:
    1) a mansidão é o ponto médio entre a iracúndia e a impassibilidade;
    2) a coragem é o ponto médio entre a temeridade e a covardia;
    3) a verecúndia é o ponto médio entre a imprudência e a timidez;
    4) a temperança é o ponto médio entre a intemperança e a insensibilidade;
    5) a indignação é o ponto médio entre a inveja e o excesso oposto que não tem nome;
    6) a justiça é o ponto médio entre o ganho e a perda;
    7) a liberalidade é o ponto médio entre a prodigalidade e a avareza;
    8) a veracidade é o ponto médio entre a pretensão e o autodesprezo;
    9) a amabilidade é o ponto médio entre a hostilidade e a adulação;
    10) a seriedade é o ponto médio entre a complacência e a soberba;
    11) a magnanimidade é o ponto médio entre a vaidade e a estreiteza da alma;
    12) a magnificência é o ponto médio entre a suntuosidade  e a mesquinharia.
 
    Nessas ações, a virtude ética é a justa medida que a razão impõe a sentimentos, ações ou atitudes, que sem o devido controle, tendem para o excesso. A justiça é considerada por Aristóteles como a virtude ética mais importante.
    Para a política, Aristóteles cita diversas boas formas de estado: democracia, monarquia, citando suas vantagens e defeitos, mas a melhor seria a aristocracia. Valoriza a liberdade individual e a privacidade, que devem estar acima do poder social (ao contrário de Platão). Não acredita numa Utopia, porque a maldade é inerente à alma humana. Alguns são destinados a comandar, outros a obedecer. Despreza o trabalho manual, rebaixado aos escravos, como era comum na Grécia antiga. A educação deve ficar por conta do Estado. O controle social é necessário, acredita, porque leva à virtude.

fonte: http://www.consciencia.org/aristoteles.shtml

Curiosidade sobre estrelas.....

Curiosidade sobre estrelas.....

Você sabia que a Bandeira Brasileira possui a imagem de uma constelação?
A imagem foi datada no dia 15 de novembro de 1889, às 20h30min dia da Proclamação da Republica.




Forte Abraço em Todos!

Luz do sol...

Estudo dirigido Astronomia

Queridos alunos as questões abaixo servem como eixos norteadores para nos aprofundarmos nos estudos sobre astronomia. Leiam com atenção e veja quais questões você consegue responder.

01. O que você entende por astronomia?
02. Quais os três critérios pelos quais os astrônomos classificaram os planetas?
03. Quantos planetas existem atualmente no sistema solar? você sabe o nome deles?
04. Na sua opinião, como os cientistas descobriram os planetas mais antigos?
06. E atualmente, como novos planetas e estrelas vêm sendo descobertos?

vale a pena saber...

Um grande abraço!
Profª Dika

Sistema solar bem divertido



A tirinha "Minha Velha..." era usada para que as crianças usassem as iniciais das palavras para associar ao nome e ordem dos planetas do Sistema Solar.

O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio, cuja superfície é coberta de crateras. Devido à proximidade com o astro-rei, o planeta sofre grandes mudanças de temperatura, que oscilam entre 430 graus centígrados de dia e 180 graus abaixo de zero à noite.

Com um diâmetro 40% menor que o da Terra e 40% maior que o da Lua, Mercúrio passa a ser o menor planeta do Sistema Solar. Sua rotação é lenta, e o planeta não possui luas ou anéis.

O segundo planeta mais próximo do Sol é Vênus, que recebe o nome da deusa romana do amor e da beleza, e é o objeto mais brilhante do céu, depois da Lua e do Sol.

Sua atmosfera é composta principalmente por dióxido de carbono (96%) e nitrogênio (3%).

A Terra é o terceiro planeta mais próximo ao Sol, a uma distância média de quase 150 milhões de quilômetros. Seu diâmetro - 12.756 quilômetros - é pouco maior que o de Vênus e sua atmosfera é composta por nitrogênio (77%), oxigênio (21%) e outros compostos (2%), combinação de elementos que permite a existência de vida.

A órbita que o planeta descreve em relação ao Sol dura 365,256 dias, e a rotação completa sobre si mesma dura 23,9 horas. Seu único satélite é a Lua.

Marte, o quarto planeta do Sistema Solar, é o sétimo quanto a massa. O planeta recebe o nome do deus romano da guerra, e é conhecido como o "Planeta Vermelho". Possui dois satélites que o rodeiam, Phobos e Deimos.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Sua rotação tem alta velocidade: um dia dura 9 horas, 50 minutos e 24 segundos. É composto por hidrogênio e hélio e, por isso, seu estado é gasoso. O planeta não possui superfície sólida.

Júpiter se caracteriza por uma grande mancha avermelhada em sua atmosfera, devido a uma tempestade que já dura 300 anos. O planeta possui um sistema de anéis, e tem entre 16 e 60 luas, quatro delas descobertas em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei: Io, Ganimedes, Calixto e Europa.

O sexto planeta é Saturno, conhecido por seus anéis. É o segundo maior planeta do sistema Solar e o menos denso. Gira a uma velocidade elevada, o que provoca o achatamento de seus pólos.

Saturno é, ao lado de Júpiter, o planeta do sistema solar com mais luas a seu redor (entre 17 e 31).

Urano, descoberto em 1781, tem uma coloração esverdeada devido à presença de metano em sua atmosfera. Conta com 27 satélites conhecidos e possui um eixo de rotação tão inclinado que chega a ter os pólos praticamente elípticos.

Netuno é, a partir de agora, o último planeta do sistema. Descoberto em 1846, é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. A seu redor orbitam treze satélites. Assim como Urano, é esverdeado pela presença de metano em sua atmosfera.

Astrônomos decidem que Plutão não é mais planeta

Quem tinha apego sentimental por Plutão bem que tentou arrumar uma vaga para ele no Sistema Solar, nem que fosse no tapetão. Mas não adiantou.
Por mais que os astrólogos digam que ele sempre influirá no destino dos terráqueos, o fato é que o ex-nono planeta está oficialmente rebaixado para a segunda divisão, ganhando o apelido de "planeta-anão".
Depois de uma semana de debates tão esquentados quanto (às vezes) surreais, a solução de consenso entre os 2.500 cientistas presentes à reunião da IAU (União Astronômica Internacional, na sigla inglesa) foi admitir apenas oito planetas "verdadeiros" nos domínios do Sol.
Foi uma reviravolta e tanto em relação à proposta inicial de uma comissão da IAU -ampliar para 12 o número de planetas do Sistema Solar, e isso só para começo de conversa-, mas a mudança já se desenhava desde que a expansão foi cogitada publicamente.
O Comitê para Definição de Planeta, da IAU, queria um conceito de planeta que valesse para o Universo inteiro. A rebelião da comunidade astronômica contra a proposta fez o comitê engolir a pretensão e se contentar com uma definição que resolvesse os problemas dos vizinhos da Terra, e olhe lá.
"Se eu estou desapontado? Desapontado não é a palavra exata", disse à Folha, com voz pastosa e aparentemente exausto, o astrônomo Richard Binzel, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um dos membros do comitê.
"O Universo é um lugar complexo, e alguns astrônomos acharam que talvez estivéssemos indo longe demais com uma tentativa tão abrangente. Acho que foi uma decisão razoável, no fim das contas", concluiu Binzel de seu quarto de hotel em Praga, capital tcheca, onde a reunião da IAU aconteceu.
A história é que manda
O argumento usado para rebaixar Plutão foi, em essência, baseado na história do Sistema Solar.
Ao insistir que, para ser um planeta, um astro tem de ser não apenas esférico e não-estelar como capaz de "limpar a vizinhança de sua órbita", os astrônomos querem mostrar que a formação dos oito planetas, de um lado, e a de Plutão, de outro, foram bem diferentes.
"Limpar mesmo os arredores significa ter massa suficiente para continuar engolindo matéria no processo de crescimento", explica o astrônomo Cássio Leandro Barbosa, da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).
Plutão não foi capaz, por exemplo, de engolir outros corpos na sua formação. Nem seu satélite Caronte, gira propriamente em torno dele -eles giram um em volta do outro. Além do mais, sua trajetória cruza a de Netuno, que é muitíssimo maior. Assim, ele nunca poderia ser considerado o objeto dominante.
Dois dos astros que poderiam integrar uma lista de 12 planetas -Ceres, que fica entre Marte e Júpiter, e o misterioso "Xena", nas fronteiras geladas do Sistema Solar-, entram para a lista de planetas-anões. Outros devem se juntar a eles logo.

Fonte: Folha de S. Paulo, 25/8/2006.
 
 
 

Exercício Química

01.  Os níveis de energia são representados como anéis ao núcleo do átomo. São as chamadas camadas eletrônicas. Cite as camadas eletrônicas existentes e suas respectivas capacidades de comportarem o número de elétrons existente nos átomos.

02.  Tendo em vista o modelo atômico de Ruterford. Use a ilustração abaixo para identificar os componentes desse modelo.







03.              Ao contrário do que acontece com o número atômico (z), o número de massa (A) é variável. Defina isótopos:

04.              Em um átomo não eletrizado, o número de elétrons na eletrosfera é igual ao numero de prótons no núcleo. Assim dizemos que o átomo é eletricamente neutro. Explique como isso acontece.
    
05.              Tendo em base os estudos realizados sala de aula. Faça a distribuição dos elétrons nas camadas adequadas.

a)    Fósforo (Z= 15);

b)    Criptônio (Z= 36);


c)    Zinco (Z= 30);

d)    Prata (Z= 47);


e)    Lantânio (Z= 57)

f)     Cério (Z= 58)


g)    Netúnio (Z = 93)

h)   Laurêncio ( Z= 106)



06.  Levando em conta os conceitos adquiridos a partir dos estudos referente ao modelo atômico e suas propriedades conceitue:

a.    Número atômico:  
b.    Prótons:__________________________________________________________________
c.    Eletrosfera:_______________________________________________________________
d.    Elétrons:_________________________________________________________________
e.    Nêutrons: ________________________________________________________________
f.     Número de massa:_________________________________________________________

Exercicio mamíferos

01.         A existência de pêlos é uma característica dos mamíferos. Sua função é proteger, conservar o calor e servir de defesa são algumas das funções dos pêlos. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira levando em conta as informações obtidas nos estudos realizados em sala.

a.   
b.    Vibrissas
c.    Cerdas
d.    Espinhos
e.    Endotérmicos


02.         Para que todas as células trabalhem em harmonia o nosso corpo precisa estar com sua temperatura entorno 36,5°C. Como os seres humanos matem a temperatura do corpo? Como podemos considerar que um corpo esta em estado febril?

03.         Respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório. Esse processo é dividido em duas importantes etapas. Quais são essas etapas? Defina-as:

04.         No corpo dos mamíferos, a circulação do sangue é feita de forma contínua pelo sistema cardiovascular. Esse sistema é composto por vasos sanguíneos e pelo coração. Defina vasos sanguíneos. Exemplifique:


05.         A urina é um líquido cuja função é eliminar os resíduos não absorvidos pelo corpo. Além de água, a urina contém sais, uréia e outros materiais. Quais são os órgãos que compõem o sistema urinário?

06.          Nos mamífero o  sistema nervoso é responsável pelo funcionamento de todos os órgãos e demais sistemas. Esse sistema é formado entre outros órgãos pelo cérebro, pela medula espinal e ainda por diversos nervos distribuídos pelo corpo. Qual a função do cérebro no sistema nervoso?

07.         A principal característica dos mamíferos é a presença de glândulas mamárias.Qual a função dessas glândulas?

08.         Depois de engolidos os alimentos percorrem um longo caminho até que as substâncias não ingeridas pelo corpo sejam eliminadas através das fezes. Descreva esse  processo:

Exercício respiração

1) o que são vasos sanguíneos?
2) o que formam o sistema cardiovascular?
3) o que é o sangue?
4) qual o principal papel do sangue?
5) qual a composição do sangue?
6) Do que o plasma é constituído?
7) O que são globos brancos?
8) o que é hemoglobina?
9) o que são glóbulos brancos?
10) o que são as plaquetas?
11)Cite doenças relacionadas com o sangue?
12)   comente sobre os grupos sanguineos?
13) fale sobre o sistema ABO?
14) comente sobre o fator Rh?
15) fale sobre artérias, veias e os capilares?
16)Fale sobre a formação do coração?
17) o coração possui dois tipos de movimentos. Cite-os e explique-os:
18) o que é arritmia Cardíaca?
19) fale sobre o exame chamado eletrocardiograma?
20) fale com suas palavras sobre a doença de chagas?
21) fale sobre a circulação do sangue:
22) o que é chamado de pressão ou tensão arterial?
23) fale sobre hipertensão?

Exercício Aceleração + força resultante 2

1.     Um corpo cuja massa soma 80 kg parte do repouso e atinge a velocidade de 20m/s em 10s. Qual sua aceleração nesse percurso? Determine sua força em Newton.

2.     Um móvel cilíndrico cuja massa equivale a 50Kg desliza em uma rampa vertical a uma velocidade de 5m/s em  20 s  qual será sua aceleração média? E sua força Resultante?

3.     Calcule a força de um corpo cuja massa é 1000 sendo erguido por um guindaste, sabendo que sua velocidade varia de 4 m/s para 12 m/s em 2 s.

4.     Um carro parte do repouso e atinge a velocidade de 95 m/s em 5s. Ache sua aceleração média nesse intervalo de tempo. Determine a força levando em conta seu peso que equivale a 130Kg.
1.     Partindo do repouso, um avião air bus A380 com capacidade para 843 passageiro parte levando consigo um peso de 4,5 toneladas.  Percorre a pista de decolagem com aceleração constante e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 segundos. Qual o valor da aceleração em m/s2? E sua força?

2.     Construa um gráfico onde o móvel que tenha saído do repouso consiga chegar no instante 30s a uma aceleração de 150 m/s2.

3.      Um automóvel sai da cidade A onde a rodovia estadual marca 45 km após 10s ele chega a cidade B no marco100km.
a.      Determine sua aceleração média

b.     Levando em conta apenas o peso dos ocupantes do veículo (200Kg) calcule a força resultante:

Exercício tabela periódica e números quânticos

01. A tabela periódica é um conjunto de informações, de características dos elementos químicos. Quantos elementos compõem a tabela periódica atual?

02. As cores da tabela periódica nos fornecem informações de onde localizarmos os elementos. Esses elementos estão subdivididos em blocos. Quais são esses blocos?

03. A tabela periódica possui as principais informações sobre os elementos químicos, seu numero atômico, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc. No entanto existem dois elementos químicos que em temperatura ambiente encontra-se em estado líquido. Quais são esses elementos? Dê suas respectivas siglas.

04. As camadas da tabela periódica indicam o numero de camada do elemento. De quantas camadas é composta a tabela periódica? Quais são? E quantos grupos?

05. Para fazermos distribuição dos número quânticos utilizamos o diagrama de Liunus Pauling. Faça uma representação gráfica dessa tabela com os seus respectivos valores:


06. Faça a distribuição dos seguintes elementos químicos seguindo o diagrama de Liunus Pauling como base:


a)    21Sc


b)    50Sn

c)    44Ru

d)    58Ce

e)    104Rf